quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ohhh bama!

Entao, como vocês ja sabem, ele ganhou. Se as eleições fossem no nosso sistema tinha sido mais do que apertado. Diferenca de 1, 2% o tempo inteiro. Voto por voto. Urna por urna. Uma loucura. No entanto, o que acontece aqui é o que eles chamam de voto eleitoral. O voto popular é o voto mesmo. O teu voto. Que nem o nosso. E o voto eleitoral é aquele que se conquista com a vitória dos colegios eleitorais. Ih! Nao entenderam nada, né?!
Assim, pelo pouco que sei, em funcão da extrema preguiça de procurar na internet e de que eles também na sabem me explicar, cada estado tem x colégios eleitoriais. Esse número x é definido através da população do estado. A Pennsylvania, por exemplo tem 21 colégios eleitorias. É um dos estados chave para a vitória. Se o candidato vence em 11 colégios, ele vence no estado e leva os 21 votos eleitorais. É injusto, mas é assim que é. Bom, seu eu estiver errada, por favor corrijam-me.
São 538 colégios eleitorias ao todo, para ganhar é preciso ter 27o votos eleitorais. Metade mais um. Só a California tem 55. Muito né? Depois tem o Texas com 34, NY com 31 e a Florida com 27. Os outros quatro estados importantes ficam na faixa dos 2o. Os Democratas levaram 375 dos delegados contra 163 para os Republicanos.
Além disso, o partido azul ficou em maioria no Senado e na Casa Branca. Eles vão poder pintar e bordar. "Too dangerous". Concentração de poder é sempre perigoso. A menos que esteja nas mãos certas. Veremos. Por enquanto, o sentimento é de desafio e de mudança.

Parenteses: falando em mobilização, ouvi dizer que os jornalistas mais cotados do Brasil andavam por lá. Querem saber onde eu ando? hahaha To aqui, de um lado o Bonner, de outro o Bial.E nas laterais outros tantos... precisava disso mesmo?

Nenhum comentário: